arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sobre o texto que não subscrevi


Há quase três semanas (e eu a pensar que tinha sido na semana passada!) chegou-me às mãos um documento que, entretanto, teve algum eco na comunicação social. Estou a falar dum documento redigido por quem defende a criação de um pólo da Cinemateca no Porto.
Na altura resmunguei e não assinei, primeiro que tudo porque não gostei da forma como estava redigido e porque o achei um bocadinho bairrista e provinciano. ...Da sua leitura, fiquei mesmo com a sensação (não sei se distorcida) de que só queriam uma cinemateca no Porto porque também há uma em Lisboa.
Sendo óbvio que há muito defendo o acesso de todos à arte (de maior interesse, nas melhores condições), acho muito bem que o Porto tenha um pólo da Cinemateca, ou qualquer outro organismo que possibilite/facilite o acesso ao espólio da Cinemateca Portuguesa (ou a uma programação de Cinema) do mesmo modo que considero importante que o mesmo espólio chegue a Seia ou a Freixo de Espada à Cinta, desde que haja condições mínimas para a projecção das películas em segurança.
Todo este caso da "Cinemateca do Porto" se envolve em episódios caricatos, dos quais o último de que tive notícia foi o ridículo comentário da ex-miss cultura (já lá irá uma semana, bem sei), do género "eu já tinha tentado, mas o Bénard da Costa é teimoso e egoísta...".
Talvez também eu esteja a ser teimosa. Talvez ainda assine...
Seja como for, era mesmo bom que pudéssemos, mais ou menos em qualquer região do país, assistir aos filmes exibidos na Cinemateca da Rua Barata Salgueiro (para não dizer "de Lisboa", como sempre digo, já que ela é "Portuguesa") e pelo mesmo preço!

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Entrada