Concerto de Viñao por Pedro Carneiro
Pedro Carneiro dá-nos algumas boas razões:
"Foi na Primavera de 1994, no meu 1º ano na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, que descobri esta nova obra de Alejandro Viñao, que tinha sido estreada no Outono anterior, pelo virtuoso norte-americano Robert Van Sice. A escrita de Viñao revelou-se-me tão
profundamente radical, que fez com que me dedicasse a aprender este concerto, durante um ano inteiro.
Poucos meses depois, conheci o compositor, de quem me tornei amigo e colaborador frequente. Desde então, tenho vindo (juntamente com o dedicatário da obra e com um colega Japonês, Kunihiko Komori: os três únicos percussionistas que têm a obra em repertório) a realizar uma
versão final da obra e, particularmente, da cadência.
A abordagem do compositor é, repito, de tal forma radical (a dificuldade técnica, a utilização de três ou mais registos em simultâneo, o elevado grau de construção polifónica, a duração da
obra e a sua intensidade) que existem 3 versões da cadência. Neste curto trecho - que constitui uma verdadeira explosão de todo o material temático do concerto - realizei uma versão pessoal, sob a supervisão do compositor, a partir das três versões existentes.
Acredito firmemente que esta obra de Viñao é um marco histórico na escrita para o instrumento e uma obra fundamental na afirmação da marimba como voz capaz de expressar da forma mais profunda a música do nosso tempo."
Pedro Carneiro
0 Comentário(s):
Enviar um comentário
<< Entrada