arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Os Quartetos Vienenses pelo Quarteto de Matosinhos


Amanhã às 21h30, na Câmara de Matosinhos, realiza-se o terceiro dos quatro concertos dedicados pelo Quarteto de Matosinhos aos quartetos de juventude de W. A. Mozart.
Iniciado em Março passado, este primeiro ciclo da interpretação da integral dos quartetos de Mozart termina no dia 6 de Junho com os últimos três dos seis quartetos vienenses.

Escritos no Verão de 1973, os Quartetos Vienenses são os últimos dos quartetos de juventude, datando os seguintes quartetos de Mozart - os seis quartetos dedicados a Haydn - de nove anos mais tarde). Dos anteriores (os Quartetos Italianos ou Milaneses) separa-os apenas meia-dúzia de meses e a revelação dos quartetos op. 17 e op. 20 de Haydn que haviam fortemente impressionado o jovem Mozart.

Por muitos considerados como os menos entusiasmantes dos quartetos de Mozart, os Quartetos Vienenses são um bom desafio para um quarteto cujo trabalho se pretende impôr sob os mais exigentes padrões artísticos, como o Quarteto de Matosinhos.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Entrada