arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Música para Rauschenberg (Serralves)


Desde Outubro passado, encontra-se patente no Museu de Serralves aquela que é “a primeira grande apresentação em Portugal de obras do artista contemporâneo norte-americano Robert Rauschenberg”.
Até ao final do mês de Março, “Robert Rauschenberg: Em viagem 70-76” estará lá para permitir explorar e fruir um menos conhecido conjunto de 65 obras do artista, partindo as mesmas seguidamente para junto dos co-produtores desta exposição: Haus der Kunst (Munique) e Museo Donna Regina (Nápoles).
Entretanto, o Auditório de Serralves oferece um programa de música e dança paralelo à exposição, “num exercício de contextualização e reflexão sobre o universo artístico de Rauschenberg associado a artistas que levaram a cabo transformações de ordem radical ao proporem novas experiências no plano da arte, da sociedade e da vida.”
Quase sempre ao Sábado, às 21h30, e com um verdadeiro elenco de luxo, estará em destaque a música norte-americana da segunda metade do séc. XX (e também do séc. XXI), numa amostra bem representativa dos nomes mais importantes da música americana (dos anos 70 e não só). O ciclo inicia-se já no próximo dia 26, com Pedro Amaral a dirigir a OrchestrUtopica num programa que inclui obras de Christian Wolff (1934), Morton Feldman (1926-1987), Earle Brown (1926-2002) e John Cage (1912-1992), e que repetirá no Centro Cultural de Belém, no dia seguinte.
Dois concertos que muito prometem acontecerão na primeira quinzena de Fevereiro: no dia 2, Joan La Barbara (intérprete, compositora e artista sonora) apresentar-nos-á também obras de Cage, Feldman e Brown; passadas duas semanas, no dia 16, o lendário pianista John Tilbury interpretará Triadic Memories, de Morton Feldman.
Outro concerto monográfico, mas este dedicado a John Cage, será protagonizado pelo Drumming – grupo de percussão, no dia 1 de Março.
De outros compositores e para um solista diferente, a música termina no dia 25 de Março (terça-feira, 22h), com o percussionista William Winant em obras de James Tenney (1934-2006), Harold Budd (1936), Alvin Lucier (1931), Alvin Curran (1938), Feldman e Cage
Como se este programa não fosse já o suficiente para nos fazer acorrer a Serralves, nos dias 29 e 30 de Março (22h) apresenta-se a Trisha Brown Dance Company, num espectáculo que inclui figurinos do próprio Robert Rauschenberg.
Enquadrando este ciclo na restante programação do Auditório de Serralves, não podemos deixar de congratular a Fundação de Serralves e o programador Pedro Rocha pela versatilidade das suas propostas.

www.serralves.pt

D. F.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Entrada