arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Focus Nørdico (Casa da Música)


E começou mais um ano para a Casa da Música (CdM) com a abertura do Focus Nørdico, ciclo dedicado aos países nórdicos (Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia), que ocupará uma boa parte da programação desta temporada, tomando o lugar dos “Dias de Espanha”.
No dia 5, a Orquestra Nacional do Porto (ONP) abriu a temporada apresentando-nos um programa preenchido com obras de Grieg, Sibelius, Nielsen e Alfvén, para além do Concerto para Piano e Orquestra de Magnus Lindberg (compositor em residência na Casa da Música durante a temporada de 2008), com o compositor também no papel de solista. Neste concerto destacou-se a peça de Lindberg, que demonstrou a excelente capacidade de escrita para orquestra do compositor. Sob a direcção de Martin André (que tem sido um “visitante” regular da CdM), a ONP mostrou uma clara melhoria em relação a passadas prestações – um som mais cuidado (que, ainda assim, precisa de ser trabalhado), uma precisão rítmica bastante melhorada, em geral, um trabalho mais rigoroso do que o habitual, que se espera que continue a ser desenvolvido durante esta temporada, sob a orientação do seu novo maestro titular, Christoph König.
Ao longo do ano que agora se inicia, tanto a ONP e o Remix Ensemble como grupos convidados vão estrear obras encomendadas a quatro compositores: Karin Rehnqvist (compositora em associação), Rolf Wallin e Kaija Saariaho, para além de Magnus Lindberg. Assim, em Outubro estreia-se a peça Strange News, para orquestra, narrador e vídeo de Rolf Wallin; em Novembro será estrado o Concerto para Violino e Orquestra de Lindberg e Leino Songs, para soprano e orquestra de Kaija Saariaho e, em Dezembro, uma obra coral-sinfónica para a ONP e o Coro Infantil do CPO, bem como uma obra para o Remix Ensemble, ambas de Rehnqvist.
Em termos de intérpretes, o célebre violoncelista Truls Mørk apresenta-se com a ONP em Fevereiro e, em Outubro, acompanhado pelo piano de Håvard Gimse; os pianistas Leif Ove Andsnes e Olli Mustonen apresentam-se ambos pela segunda vez a solo na CdM e o trombonista Christian Lindberg tocará com a ONP em Dezembro. Os grupos convidados incluem a Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa e a Oslo Sinfonietta.
Do ponto de vista da formação, esta temporada “nórdica” irá proporcionar alguns seminários de composição (por Lindberg e Rehnqvist), ainda sem data anunciada, bem como conferências e workshops ao longo do ano.
Com um programa diversificado que vai para além da música erudita, com algumas incursões pelo jazz e pela música electrónica com multimedia, o Focus Nørdico será certamente uma boa oportunidade para se ficar a conhecer a produção musical histórica e contemporânea destes países europeus.

D. P. S.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Entrada