arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Visões Úteis ...imprescindíveis


Li no Público e fui à procura de mais.

D. F.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Audições para a ONP


[conforme informação recebida da Casa da Música]

Trompete Solista A
(2º e 1º trompete)
- contrato permanente

Trompete Solista B
- contrato temporário até Julho de 2008

Sábado 8 de Março de 2008

Programa
- Haydn, Concerto em Mi bemol - 1º andamento com cadência
- Hindemith, Sonata - 1º andamento
- excertos do repertório orquestral a comunicar

A candidatura (com CV) deve ser enviada por correio, fax ou e-mail até sexta-feira, dia 8 de Fevereiro, para o seguinte endereço, indicando interesse numa ou noutra vaga (ou em ambas):

Orquestra Nacional do Porto (Audições)
Fundação Casa da Música
Avenida da Boavista 604-610
4149-071 Porto
Portugal
tel +351 220 120 200
fax +351 220 120 298
audicoesonp@casadamusica.com
www.casadamusica.com


As provas decorrerão na Casa da Música.
Os candidatos serão alvo de uma pré-selecção e receberão a resposta até 15 de Fevereiro.
As partituras e demais informações serão fornecidas aos candidatos admitidos.

[Música Antiga] A imagem da Melancolia


Aqui deixamos notícia de um projecto que muito promete, conforme a informação que recebemos dos responsáveis d'A Imagem da Melancolia. O primeiro desta série de concertos acontecerá no Museu de Aveiro.

'A Imagem da Melancolia realizará entre 29 de Janeiro e 5 de Fevereiro um ciclo de oito concertos inseridos no projecto ''O Consort Português Mal Temperado''. As datas e locais dos concertos são os seguintes:

29 Janeiro, 21h30, Museu de Aveiro
30 Janeiro, 19h30, Auditório da Academia de Música de Paços de Brandão
31 Janeiro, 21h30, Sé Catedral de Braga
1 Fevereiro, 21h30, Póvoa de Varzim - Igreja da Misericórdia
2 Fevereiro, 21h30, Igreja Matriz de Esposende
3 Fevereiro 17h00, Coimbra - Sala do Capítulo da Igreja de St. Cruz
4 Fevereiro 21h30, Lisboa - Igreja Anglicana de S. Jorge
5 Fevereiro 21h30, Porto - Igreja de S. João da Foz

O projecto O Consort Português Mal Temperado é uma co-produção d' A Imagem da Melancolia e da Norte do Sul - associação para a promoção e desenvolvimento da cultura e é financiado pelo Ministério da Cultura/Direcção Geral das Artes.'

Acrescente-se ainda que para breve estará também o lançamento do primeiro álbum do agrupamento, A Arte da Usurpação.

D. F.

Música para Rauschenberg (Serralves)


Desde Outubro passado, encontra-se patente no Museu de Serralves aquela que é “a primeira grande apresentação em Portugal de obras do artista contemporâneo norte-americano Robert Rauschenberg”.
Até ao final do mês de Março, “Robert Rauschenberg: Em viagem 70-76” estará lá para permitir explorar e fruir um menos conhecido conjunto de 65 obras do artista, partindo as mesmas seguidamente para junto dos co-produtores desta exposição: Haus der Kunst (Munique) e Museo Donna Regina (Nápoles).
Entretanto, o Auditório de Serralves oferece um programa de música e dança paralelo à exposição, “num exercício de contextualização e reflexão sobre o universo artístico de Rauschenberg associado a artistas que levaram a cabo transformações de ordem radical ao proporem novas experiências no plano da arte, da sociedade e da vida.”
Quase sempre ao Sábado, às 21h30, e com um verdadeiro elenco de luxo, estará em destaque a música norte-americana da segunda metade do séc. XX (e também do séc. XXI), numa amostra bem representativa dos nomes mais importantes da música americana (dos anos 70 e não só). O ciclo inicia-se já no próximo dia 26, com Pedro Amaral a dirigir a OrchestrUtopica num programa que inclui obras de Christian Wolff (1934), Morton Feldman (1926-1987), Earle Brown (1926-2002) e John Cage (1912-1992), e que repetirá no Centro Cultural de Belém, no dia seguinte.
Dois concertos que muito prometem acontecerão na primeira quinzena de Fevereiro: no dia 2, Joan La Barbara (intérprete, compositora e artista sonora) apresentar-nos-á também obras de Cage, Feldman e Brown; passadas duas semanas, no dia 16, o lendário pianista John Tilbury interpretará Triadic Memories, de Morton Feldman.
Outro concerto monográfico, mas este dedicado a John Cage, será protagonizado pelo Drumming – grupo de percussão, no dia 1 de Março.
De outros compositores e para um solista diferente, a música termina no dia 25 de Março (terça-feira, 22h), com o percussionista William Winant em obras de James Tenney (1934-2006), Harold Budd (1936), Alvin Lucier (1931), Alvin Curran (1938), Feldman e Cage
Como se este programa não fosse já o suficiente para nos fazer acorrer a Serralves, nos dias 29 e 30 de Março (22h) apresenta-se a Trisha Brown Dance Company, num espectáculo que inclui figurinos do próprio Robert Rauschenberg.
Enquadrando este ciclo na restante programação do Auditório de Serralves, não podemos deixar de congratular a Fundação de Serralves e o programador Pedro Rocha pela versatilidade das suas propostas.

www.serralves.pt

D. F.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

OrchestrUtopica no CCB - BMC/NYC [Black Mountain College / New York City]


BMC/NYC
OrchestrUtopica
Pedro Amaral, direcção
27 de Janeiro - Domingo
Pequeno Auditório - 17H00

Num programa elaborado por Augusto M. Seabra, alusivo ao Black Mountain College - a que se associa o artista Robert Rauschenberg, a OrchestrUtopica apresenta obras de Earle Brown, John Cage, Morton Feldman, Christian Wolff.

John Cage, Music for Piano 4-19
Music for Marcel Duchamp (Prepared Piano)
4'33''
Credo in US (11', 12')
Morton Feldman, Ixion
Christian Wolff, For 5 or 10 Players
Earle Brown, December 1952

Preço: 12,50€
Descontos habituais
Público-alvo: m/6 anos

sábado, 12 de janeiro de 2008

Focus Nørdico (Casa da Música)


E começou mais um ano para a Casa da Música (CdM) com a abertura do Focus Nørdico, ciclo dedicado aos países nórdicos (Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia), que ocupará uma boa parte da programação desta temporada, tomando o lugar dos “Dias de Espanha”.
No dia 5, a Orquestra Nacional do Porto (ONP) abriu a temporada apresentando-nos um programa preenchido com obras de Grieg, Sibelius, Nielsen e Alfvén, para além do Concerto para Piano e Orquestra de Magnus Lindberg (compositor em residência na Casa da Música durante a temporada de 2008), com o compositor também no papel de solista. Neste concerto destacou-se a peça de Lindberg, que demonstrou a excelente capacidade de escrita para orquestra do compositor. Sob a direcção de Martin André (que tem sido um “visitante” regular da CdM), a ONP mostrou uma clara melhoria em relação a passadas prestações – um som mais cuidado (que, ainda assim, precisa de ser trabalhado), uma precisão rítmica bastante melhorada, em geral, um trabalho mais rigoroso do que o habitual, que se espera que continue a ser desenvolvido durante esta temporada, sob a orientação do seu novo maestro titular, Christoph König.
Ao longo do ano que agora se inicia, tanto a ONP e o Remix Ensemble como grupos convidados vão estrear obras encomendadas a quatro compositores: Karin Rehnqvist (compositora em associação), Rolf Wallin e Kaija Saariaho, para além de Magnus Lindberg. Assim, em Outubro estreia-se a peça Strange News, para orquestra, narrador e vídeo de Rolf Wallin; em Novembro será estrado o Concerto para Violino e Orquestra de Lindberg e Leino Songs, para soprano e orquestra de Kaija Saariaho e, em Dezembro, uma obra coral-sinfónica para a ONP e o Coro Infantil do CPO, bem como uma obra para o Remix Ensemble, ambas de Rehnqvist.
Em termos de intérpretes, o célebre violoncelista Truls Mørk apresenta-se com a ONP em Fevereiro e, em Outubro, acompanhado pelo piano de Håvard Gimse; os pianistas Leif Ove Andsnes e Olli Mustonen apresentam-se ambos pela segunda vez a solo na CdM e o trombonista Christian Lindberg tocará com a ONP em Dezembro. Os grupos convidados incluem a Orquestra Sinfónica da Rádio Finlandesa e a Oslo Sinfonietta.
Do ponto de vista da formação, esta temporada “nórdica” irá proporcionar alguns seminários de composição (por Lindberg e Rehnqvist), ainda sem data anunciada, bem como conferências e workshops ao longo do ano.
Com um programa diversificado que vai para além da música erudita, com algumas incursões pelo jazz e pela música electrónica com multimedia, o Focus Nørdico será certamente uma boa oportunidade para se ficar a conhecer a produção musical histórica e contemporânea destes países europeus.

D. P. S.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Paulo Raposo na Avenida (BES15)





15 Janeiro 2008
ESPAÇO AVENIDA
Av. da Liberdade,
nº 211 – 1º
Lisboa

Concerto e instalação de Paulo Raposo

- Comemoração dos 15 anos da Bolsa Ernesto de Sousa
- Instalações, Vídeos, Concertos e Performances (15 a 19 de Janeiro de 2008)
- Lançamento do Livro “15 anos da Bolsa Ernesto de Sousa”

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

JNM - dezembro 2007


2007


montagem

Endphase

parte da 'geração Nova Música' ...em conversa

Johannes Kreidler

trabalho (Ricardo Ribeiro e Bruno Graça)

Wolfgang Zamastil

impressionados pelos aplausos...

...não ficaremos por aqui.

a dupla DF e DPS

e o trio, no início da(s) jornada(s) [1997]

[Fotos © Pedro Farias]
(excepto Endphase e trio 1997)