arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

amadorismo, música …e os pagantes evocados em vão

Vinha a caminho do meu meio-concerto do Quarteto Borodin, com a Antena 2 sintonizada, quando ouvi uma admoestação enérgica à imprensa nacional presente nas Folles Journées. Dizia o senhor que era uma vergonha que nenhum elemento da imprensa nacional de visita a Nantes tivesse referido que a Antena 2 estava a transmitir em directo alguns dos concertos das Folles Journées, imprensa essa paga pelos leitores cujos interesses estariam a ser lesados pela referida omissão.
Pois bem, se os leitores pagam os jornais que lêem é porque entendem que devem lê-los …e lá terão as suas razões. O que me parece estranhamente ridículo é que essa reprimenda seja difundida por uma rádio de amadores sustentada por todos os contribuintes, os que a ouvem e os que nem sonham a sua existência, os que não vivem sem ela e os que não lhe suportam o amadorismo.

…Mas ninguém consegue guardar ressentimentos depois de ouvir o Razumovsky nº1.
Com um ou outro pequeno senão, ouvi uma interpretação memorável e singular de um dos meus quartetos favoritos.
Diga-se de passagem que, mesmo que o Quarteto Borodin fosse a fanfarra nacional do Porto, o quarteto Op. 59 - nº1 não deixaria de me “transtornar”, porque Beethoven consegue resistir a tudo, sendo ainda música (…até mesmo à fanfarra portuense!).

d

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Entrada