arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

domingo, 18 de dezembro de 2005

Jornadas Nova Música

[Queria ter colocado esta pequena nota na quinta-feira passada - 15 de Dezembro-, mas não foi possível. No entanto, é a 15 de Dezembro de 1997 que o texto se refere.]

Há precisamente oito anos atrás, começavam as Jornadas Nova Música (nessa primeira edição com o título de Festival de Música do Século XX de Aveiro).
Dificilmente tomarei parte na criação de um projecto melhor do que esse.
Ao longo de cinco edições (cerca de seis anos), fomos uma equipa - não voltei a ver equipa alguma a tomar decisões em conjunto como nós tomávamos.
Presto aqui a minha singela homenagem à equipa que fomos e aos amigos com quem vivi uma parte importante da minha vida - o João Miguel Pais e o Luís Pena -, que apenas por circunstâncias desasadas (muitas forças adversas) não se prolongou até hoje, creio eu.
...Mas o espírito de viver a música do nosso tempo, de desejar fazê-la acontecer, de a partilhar, esse continua vivo.
Jornadas Nova Música ...sempre!

Diana Ferreira

2 Comentário(s):

  • At 21/12/05 13:28, Blogger Helena Romão escreveu

    Olá, Diana!

    Vim cá parar através do Luís Pena.

    Tenho pena que as jornadas tenham acabado assim. Ficámos reduzidos no país a meia dúzia de concertos espalhados na FCG e ao Música Viva, que é como quem diz, quase nada. E para nós, jovens compositores, nada mesmo.

    Se eu puder ajudar nalguma coisa, mesmo à distância, em possíveis projectos futuros, conta comigo!

    Saudações musicais e Boas Festas!

     
  • At 22/12/05 13:07, Blogger arte no tempo escreveu

    Olá, Helena!
    Digam o que disserem, o Porto faz parte do mesmo país que Lisboa. Assim sendo, há um grupo que tem tocado algumas obras contemporâneas ao longo do ano. ...Não é nenhum festival nem tem os mesmos objectivos formativos, mas existe e é o único organismo a manter uma actividade regular a nível profissional na área da música pós-1945 (e tem um óptimo maestro titular! - Peter Rundel). Falo do Remix Ensemble.
    Há outros grupos que tentam começar a fazer coisas. Há pessoas que vão fazendo o que conseguem fazer. E há pessoas que vão aguardando melhores oportunidades para fazerem alguma coisa.
    Um dia destes escrevo-te a ti, mais pessoalmente.
    Obrigada pela tua mensagem.
    Obrigada a todos aqueles que, ao longo dos últimos anos, nos têm feito sentir que o espaço das Jornadas Nova Música era e continua a ser importante e que deve ser preenchido.

     

Enviar um comentário

<< Entrada