arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

sábado, 9 de abril de 2005

Casa da Música (actualizado)

Nos últimos dias precipitaram-se acontecimentos e notícias respeitantes à polémica construção do edifício-sede do Banco Português de Negócios nas traseiras da Casa da Música.
A construção desse edifício, com tudo o que implica na desestabilização da área envolvente deste importante equipamento que servirá não só a cidade do Porto, mas também a região e o país, tem originado reacções várias, espelhadas em diversos órgãos de comunicação social nacional e local.
A movimentação da opinião pública em volta deste assunto é fundamental para que as entidades competentes, que pareciam ter desistido, ao atribuir a autorização administrativa para início da empreitada a 4 de Janeiro, compreendam a urgência de agir.
A recente tomada de posição da Ministra da Cultura no sentido de classificar a Casa da Música como "imóvel de interesse público", como noticiam o Jornal de Notícias e o Público de hoje, parece ser um primeiro sinal de que a zona envolvente da Casa da Música não dependerá apenas da fragilizada vontade do poder autárquico.
Associamo-nos às tomadas de posição que vão no sentido de proteger a Casa da Música como símbolo de afirmação duma identidade contemporânea da cidade do Porto, intimamente ligada à Música e, assim, à Arte e à Cultura e partilhamos a convicção de que o interesse público deve ser salvaguardado.
Esperamos que as autoridades competentes possam dar ouvidos aos diversos quadrantes da vida cultural da cidade e do país e que, com a decisão da Ministra, se proceda à revogação da autorização administrativa concedida à ADICAIS - Investimentos Imobiliários S.A., com vista a um estudo aprofundado acerca da área envolvente da Casa da Música, estudo esse em que o IPPAR deve ser parte activa.

  1. ACTUALIZAÇÃO: Um grupo de pessoas a que nos associamos juntou-se aqui, para tentar mobilizar a opinião pública. Subscreva a petição.

0 Comentário(s):

Enviar um comentário

<< Entrada