arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

sábado, 12 de março de 2005

Estreia absoluta - John Chowning

Decorridos cerca de 25 anos sobre a composição da última obra que conhecemos do inventor da síntese por FM, acontece hoje, em Paris, às 19h30m portuguesas, a estreia mundial da 5ª obra trazida a público do compositor americano John Chowning.

Encomenda do INA-GRM, a obra "Voices" foi composta para soprano e electrónica e será interpretada por Maureen Chowning, na sala Olivier Messiaen - Maison de Radio France.
O resto do concerto será preenchido por obras para instrumento(s) e electrónica dos compositores Daniel Teruggi, Nicolas Vérin e Jean-Claude Risset, sendo as dos dois últimos igualmente estreias absolutas resultantes de encomendas do GRM.

Obras do compositor John Chowning:
*Sabelithe (1971) / *Turenas (1972) / *Stria (1977) / *Phoné (1980-81) / Voices (2005)

* disponíveis em versão stereo no CD (wergo) WER 2012-50

http://www.ina.fr/grm/agenda/index.fr.html

2 Comentário(s):

  • At 13/3/05 22:24, Blogger arte no tempo escreveu

    Obrigada, Decompositor! Para que se veja como eu percebo destas coisas, quando recebi o email a informar sobre o comentário do LP, enviei um email em resposta, em vez de vir aqui "conversar".
    O "template" não é da minha autoria, claro está! Obrigada ao João Martins, nosso webdesigner.
    D

     
  • At 15/3/05 01:26, Blogger arte no tempo escreveu

    Caro Dino,

    Seja bem-vindo ao blog da Arte no Tempo.
    Espero que as palavras que se seguem não o desencorajem de participar em futuras discussões connosco.

    Antes de mais, gostaria de o encaminhar para um espaço onde poderá ficar com uma ideia aproximada de quem é o compositor John Chowning e da importância do seu trabalho de investigação que conduziu à “invenção” da síntese por FM e à simulação de movimento de fontes sonoras.
    http://www.ina.fr/grm/acousmaline/polychromes/chowning/index.html
    A Arte no Tempo tem planos de promover o acesso em língua portuguesa ao trabalho de J. Chowning, mas para já ainda não nos é possível apontar uma data para a concretização desses planos.

    Quanto ao compositor D. Chostakovitch (ou Shostakovich – para o caso, é indiferente), do pouco que conheço do seu trabalho, acho realmente os quartetos de cordas o mais interessante. Quero no entanto chamar a sua atenção para um pormenor: estamos no ano de 2005 dC, o que significa que estamos no séc. XXI, ao qual Chostakovitch não chegou, dado que, como muito bem indica no seu “comentário”, morreu em 1975. Assim, ainda que quiséssemos estar a discutir (ou lamentar) os gostos uns dos outros, não poderíamos estar a tentar classificar o quarteto nº9 como o melhor quarteto escrito neste século.
    De resto, subscrevo o comentário do Decompositor LP.

    Tive o cuidado de passar pelo seu blog e vejo que se preocupa em classificar a música de Chostakovitch como contemporânea (1). Quanto à sua música, não sei; em relação ao compositor, ele terá sido certamente contemporâneo de alguém, mas não meu nem da Associação Arte no Tempo, que já foi criada neste século.
    É com uma certa estranheza que recebo a sua impaciência relativamente à nossa participação no blog da Arte no Tempo e devolvo-lhe as perguntas relativamente à utilidade de um blog.
    http://chostakovitch.blogspot.com/
    Calculo que, tal como nós, não tenha muito tempo para responder ou publicar textos diariamente.

    D

    __
    (1) segundo o dicionário online http://priberam.pt/dlpo/
    contemporâneo - que ou aquele que é do mesmo tempo, da mesma época, especialmente da época em que vivemos; coevo.

     

Enviar um comentário

<< Entrada