arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

quinta-feira, 24 de abril de 2008

25 - 27 de Abril


No próximo fim-de-semana, a Casa da Música apresentará um mini-festival em que decorrerão três concertos que prometem. Trata-se de concertos em que a primeira e a segunda partes são realizada por músicos diferentes, com programas mesmo muito interessantes.
Orquestra Nacional do Porto, Remix Ensemble, Neue Vocalsolisten Stuttgart e Marianne Pousseur interpretarão obras de Schönberg (Pierrot Lunaire e Sinfonia de Câmara Nº 1), Berio (A-Ronne e duas Sequenze), Stravinski (Sagração da Primavera), Debussy (Prélude à l'après midi d'un faune), Stockhausen (Zeitmasse), Wagner (Prelúdio e Morte de Isolda) Monteverdi, Gesualdo e Schutz. Durante meia-dúzia de dias poder-se-á ainda ouvir o Poema Sinfónico para 100 metrónomos, de Ligeti.

No Algarve, é já amanhã que se inicia o FIMA (Festival Internacional de Música do Algarve), por onde passarão, entre outros, Ivan Monighetti e a Cappella della Pietá dei Turchini.

2 Comentário(s):

  • At 25/4/08 15:00, Blogger Melómano escreveu

    O Público de hoje dá notícia de novas versões de alguns "clássicos" da música contemporânea:

    "Amanhã e domingo, a Casa acolhe, como convidado, o Neue Vocalsolisten Stuttgart, formação vocal alemã de música de câmara, fundada em 1984, e que, em parcerias com os grupos residentes, interpretará outras obras "revolucionárias", de Berio (A-Ronn, 1974, e duas Sequenza, de 1965 e 84), Stravinski (A sagração da Primavera, 1913) e de novo Schönberg (Sinfonia de câmara nº 1, de 1906), mas também madrigais que, na viragem dos séculos XVI-XVII, abriram novos caminhos pela criação de dissonâncias harmónicas e técnicas de contraponto novas."

    Mal posso esperar para ouvir uma "Sequenza" com coro. E que bem deve soar a Sinfonia de câmara coral de Schönberg.

     
  • At 25/4/08 16:38, Blogger arte no tempo escreveu

    Já tínhamos reparado nisso. Esperamos que as nossas expectativas não sejam goradas.
    Dado que se a Casa da Música está a retratar a Revolução, talvez tencione empreender uma ela própria.
    Pessoalmente, atraíu-me mais a atenção a Sagração da Primavera. Talvez precisem novamente de reforços para o Coral de Letras.
    E, pensando melhor, mais revolucionário seria a encomenda de transcrições de Gesualdo para o Neue Vocalsolisten Stuttgart e o Remix Ensemble. Eu não me importaria nada de as escrever, mas talvez algum aluno da ESML já o tenha feito. :)

    D. F.

     

Enviar um comentário

<< Entrada