arte no tempo : blog

A Associação Arte no Tempo tem por objectivo a divulgação da arte musical contemporânea através da promoção de eventos culturais, do incentivo à criação e à interpretação, da edição e da realização de actividades performativas.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Jornadas Nova Música - 10 anos


É já daqui a duas semanas!
No fim-de-semana de 14 e 15 de Dezembro estaremos em Serralves para comemorar o 10º aniversário das Jornadas Nova Música.
...É só para irem marcando na agenda.
O programa será "quase surpresa".
Mais informação dentro de dias...

D. F.

Miscelânea do fim-de-semana


Residência de Emmanuel Nunes na Casa da Música - última fase
Hoje e amanhã, o compositor Emmanuel Nunes orienta o último seminário de composição da residência que o trouxe à Casa da Música em diversos momentos durante o ano de 2007.
Os concertos que terminam a residência decorrerão amanhã na Sala 2, às 12h, com o Quarteto Diotima a interpretar as suas Esquisses e Chessed (para além de excertos da Arte da Fuga e do Quarteto nº 4 de James Dillon) e no Domingo, com Franck Ollu à frente da Orquestra Nacional do Porto, na interpretação da sua Nachtmusik II, para além do Prélude à l'après-midi d'un faune de Debussy e d'O Pássaro de Fogo de Stravinsky.

Duplo Concerto - Casa da Música
Ontem e hoje, a Casa da Música apresenta um projecto original consistindo na interpretação de duas mesmas obras (encomendas conjuntas) por dois agrupamentos diferentes: Klangforum Wien e Remix Ensemble. As obras são de António Chagas Rosa (Tombeau de Marie Stuart) e Georg Friedrich Haas (Remix).
Depois do Klangforum, hoje é a vez do Remix Ensemble, sob a direcção de Peter Rundel, interpretar as referidas obras, para além de
Ainda antes do concerto, que é às 21h na Sala Suggia, haverá espaço para debate numa sessão com o compositor António Chagas Rosa, às 18h.

Gulbenkian -
Klangforum Wien
O Klangforum Wien toca amanhã, às 19h, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian (Neuwirth, Haas e Lang).
Eles são muito bons, os intérpretes.
Recomenda-se às pessoas que gostem de ouvir música e que não sejam dadas a adormecer nos concertos que saiam no final da primeira parte, para evitar gastrites, ansiedades e outros inconvenientes.
...A primeira parte vale a pena.

CCB - Thomas Bernhard e a Música
A Orquestra Metropolitana de Lisboa vai tocar amanhã, dia 1, às 21h, no Pequeno Auditório do CCB, um programa integrado no Ciclo Thomas Bernhard, a decorrer em Belém.
No concerto, que terá direcção (e concepção) do maestro Michael Zilm e que é divulgado como integrando algumas das obras favoritas do escritor, serão interpretadas obras de Mozart, Cerha (sobre texto de Bernhard), Mendelssohn e ainda uma estreia absoluta de António Pinho Vargas - Um discurso de Thomas Bernhard (encomenda da OML).

D. F.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Concerto com peças electroacústicas - selecção


No âmbito de um fim-de-semana comemorativo do 1oº aniversário das Jornadas Nova Música, que decorrerá a 14 e 15 de Dezembro e cujo programa divulgaremos muito brevemente, aqui fica o anúncio de que estamos a aceitar peças de jovens compositores (preferencialmente estudantes) para selecção, com vista a constituir um programa para apresentação no referido fim-de-semana.

Quem estiver interessado, deverá enviar uma a duas peças em CD (2 canais), ou CD-ROM / DVD com as pistas (no caso de peças com mais de 2 canais, até um máximo de 4) em formato universal, para a sede da Arte no Tempo, juntamente com o nome do autor, nº de telefone, endereço postal, endereço digital e pequeno texto introdutório da(s) peça(s), até ao dia 30 de Novembro.

As peças seleccionadas serão anunciadas no dia 10 de Dezembro, sendo os seus autores notificados até esse mesmo dia.

Arte no Tempo: JNM - 10 anos
R. Pe. Manuel Marques Ferreira,
D19 - 1º Esq.
3800 - 088 AVEIRO

opinião [Conferência Nacional de Educação Artística]


Não estivemos por lá: falta de tempo e programa pouco motivador.
Já se esperava algo como o que alguém se lembrou de descrever desta forma inteligente.

D.F.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Seminário de Composição ou Música de Câmara - Emmanuel Nunes


Nos dias 30 de Novembro e 1 de Dezembro decorre o último seminário de Emmanuel Nunes enquanto compositor em residência na Casa da Música em 2007. As inscrições deverão ser enviadas, com um CV, até dia 29 de Novembro para seducativo@casadamusica.com. Os interessados poderão saber mais informações através do telefone 220120290.

Seminário de Composição ou Música de Câmara - Módulo IV
– Professor Emmanuel Nunes
Destinatários: Estudantes de Composição do Ensino Superior ou jovens compositores
Preço: 20€

D.P.S.